Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia

Artigos sobre Psicologia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia. Dra. Fatima Cristina dos Santos Ferreira - Visite: www.cognitivocomportamental.com


www.cognitivocomportamental.com

quarta-feira

Síndrome da Fadiga Crônica e Terapia Cognitivo-Comportamental

A síndrome da Fadiga Crônica (SFC) é um distúrbio que causa um intenso e permanente estado de fadiga no indivíduo, interferindo assim em suas atividades cotidianas. Esse tipo de fadiga não é comum, como o resultado de um grande esforço, nem desaparece com o repouso.

Os sintomas da SFC incluem: fadiga profunda, peturbação do sono, dificuldade para se concentrar ou pensar claramente, falhas de memória, febre, dores de cabeça, dores musculares e nas articulações, garganta irritada e gânglios discretos no pescoço e nas axilas. Atividades de rotina e esforços leves provocam grande cansaço e mal-estar, que geralmente duram mais de 24 horas.

São realizados exames médicos e testes de laboratório para tratar outras causas desse tipo de sintomas. Mas não há teste para identificar a SFC, ela só poderá ser diagnosticada pelo acompanhamento de todas as outras condições do paciente.

O tratamento dessa síndrome é focado na redução gradual da fadiga e dos outros sintomas, de modo a habilitar o indivíduo a agir normalmente e, aos poucos, retornar ao seu nível de atividade anterior. O tratamento fora de consultório também é muito importante para os casos da SFC. Dietas, exercícios físicos, dormir bem e nos horários normais geralmente podem ajudar a reduzir e controlar os sintomas. Boa parte dos que sofrem de SFC acham que, com a terapia, seus sintomas vão melhorando ao longo do tempo, permitindo-lhes retornar às suas atividades normais, dentro de um período de 1 a 2 anos.

Como a Terapia Cognitivo-Comportamental pode auxiliar no tratamento da SFC?

Os indivíduos com Síndrome da Fadiga Crônica que contam com boas chances de melhora são aqueles que tentam permanecer sempre ativos e os que procuram uma forma de controle para o seu problema. Um terapeuta pode ajudar muito nesse sentido. Há pacientes que pensam que toda atividade que gera fadiga agrava o problema. Há pacientes que resistem em despender energia por achar que vai ter uma recaída. Há pacientes que se convencem de que nada nem ninguém poderá ajudá-lo. Muitas pessoas que sofrem da SFC se sentem desanimadas.

Um terapeuta cognitivo-comportamental pode ajudá-las efetivamente a trabalhar sua forma de pensar e de reagir aos problemas. Com o tratamento, o paciente pode aprender a se libertar de impressões e medos equivocados sobre a SFC, que acabam contribuindo para agravar sua prostração e seu desespero. Através da Terapia Cognitivo-Comportamental, é possível aprender como controlar e relaxar a mente e o corpo, promovendo assim bem-estar, clareza de raciocínio e melhor capacidade de decisão.

1 Comments:

  • At novembro 26, 2020 12:18 AM, Blogger Katherine Curtis said…

    Fui diagnosticada com câncer de mama em estágio 3, uma amiga minha Lola, que tinha uma doença semelhante, me contou sobre o remédio de ervas do Dr. James que a curou do câncer de ovário. Ela me deu o endereço de e-mail do Dr. James, entrei em contato com ele rapidamente, e ele garantiu que seu remédio de ervas curará meu câncer de mama, eu disse tudo bem. Perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar as taxas que fiz e em 4 dias úteis, ele me mandou o remédio fitoterápico e me orientou como bebê-lo por 3 meses para me curar. Contei a Lola, minha amiga, sobre o fitoterápico, então ela me autorizou a bebê-lo. Bebi o fitoterápico por 1 mês e fiquei totalmente curado. Estou muito grato e prometi recomendar qualquer pessoa que sofra de câncer ou qualquer tipo de doença a ele e isso o que estou fazendo. O remédio fitoterápico do Dr. James me fez acreditar que há esperança para pessoas que sofrem de doenças como doença de Alzheimer, transtorno bipolar, esquizofrenia, doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer, escoliose, câncer de bexiga, câncer colorretal, câncer de mama, câncer de rim, leucemia, pulmão Câncer, Câncer de Pele, Câncer Uterino, Câncer de Próstata, Fibromialgia, a
    Síndrome Fibrodisplasia, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença celíaca, Antipatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical. Asma, Doenças alérgicas. Hiv_ Aids, Herpes, Doença inflamatória intestinal, DPOC, Diabetes.
    Aqui estão as informações de contato dele ... Email ... drjamesherbalmix@gmail.com

     

Postar um comentário

<< Home