Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia

Artigos sobre Psicologia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia. Dra. Fatima Cristina dos Santos Ferreira - Visite: www.cognitivocomportamental.com


www.cognitivocomportamental.com

domingo

TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo

1. Definição

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), um dos distúrbios da ansiedade, é um quadro potecialmente destrutivo que pode persistir ao longo de toda uma vida. O indivíduo que sofre de TOC apresenta um padrão repetitivo de pensamentos e comportamentos, desprovidos de sentido, altamente perturbadores, e muito difíceis de superar. O grau da doença pode variar de brando a severo, e quando o quadro severo não é tratado, o distúrbio pode incapacitar o paciente para as atividades profissionais, escolares e até mesmo domésticas.

Por muitos anos, os profissionais de saúde mental viam o TOC como uma doença rara, tendo em vista que apenas uma pequena minoria de seus pacientes apresentava este quadro. O transtorno muitas vezes não era reconhecido porque várias vítimas do TOC, na tentativa de manter a repetitividade de seus pensamentos e comportamentos em segredo, evitavam buscar ajuda terapêutica. Isto levou os pesquisadores a subestimar o número de pessoas que sofriam da doença. No entanto, uma pesquisa realizada no começo dos anos 80 pelo National Institute of Mental Health (NIMH) - órgão federal americano que patrocina pesquisas sobre temas ligados ao cérebro, doenças mentais e saúde mental no mundo inteiro - forneceu uma nova visão da prevalência do TOC. A pesquisa do NIMH mostrou que o transtorno afeta mais de 2% da população, e isto significa que o TOC é muito mais comum do que outras doenças mentais, tais como esquizofrenia, transtorno bipolar ou síndrome do pânico. O TOC atinge pessoas de todos os grupos étnicos. Homens e mulheres são igualmente afetados. Os custos sociais e financeiros do TOC foram estimados em U$ 8,4 bilhões em 1990.

Apesar dos sintomas do TOC começarem basicamente na adolescência ou no começo da idade adulta, estudos recentes mostram que algumas crianças desenvolvem a doença muito cedo, algumas até em idade pré-escolar. Pesquisas indicam que pelo menos um terço dos casos de TOC em adultos tiveram origem na infância. O TOC nos primeiros estágios do desenvolvimento infantil pode causar sérios problemas a uma criança. É importante que a criança seja examinada e tratada por um clínico e/ou terapeuta confiável para evitar que ela venha a perder importantes oportunidades na vida por causa do transtorno.

2. Os Sintomas

3. As Causas

4. O Tratamento


Copyright © 1991-2004 Sussex Publishers. All rights reserved.
artigo extraído e traduzido de:
www.medicinanet.com
tradução: M.Cardoso
-------------------------------------------------------

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home