Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia

Artigos sobre Psicologia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia. Dra. Fatima Cristina dos Santos Ferreira - Visite: www.cognitivocomportamental.com


www.cognitivocomportamental.com

domingo

O que é a Neuropsicologia?

Neuropsicologia é um ramo da Psicologia cujo objetivo é compreender como a estrutura e as funções do cérebro se relacionam com determinados quadros psicológicos. Sua abordagem é científica e sua concepção sobre o processamento de informações na mente humana é partilhado também com a psicologia cognitiva e com a ciência cognitiva.

A Neuropsicologia é uma das disciplinas mais ecléticas, e muitas vezes converge para diferentes áreas, como Neurociência, Filosofia (em especial a Filosofia do Pensamento), Neurologia, Psiquiatria e Ciência da Computação (sobretudo nos assutnos ligados ao uso de redes neurais artificiais).

Na prática, os neuropsicólogos costumam trabalhar para comunidades acadêmicas (envolvendo-se em pesquisas clínicas ou genéricas), em clínicas (incluindo avaliação e tratamento de pacicentes com problemas de ordem neuropsicológica), na área jurídica (geralmente na avaliação de pessoas por determinação legal, em julgamentos, no trabalho com réus ou mesmo como testemunha especializada para dirimir dúvidas) ou industrial (como consultores, onde o conhecimento neuropsicológico é aplicado ao desenho de um produto ou na administração de pesquisa com experiências clínicas/farmacêuticas relativas a medicamentos que podem ter um impacto potencial sobre o funcionamento do organismo).

(Extraído e traduzido de http://en.wikipedia.org/wiki/Neuropsychology)

O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?

A Terapia Cognitivo-Comportamental tem sido utilizada com sucesso no tratamento de quadros de depressão, fobias, ansiedade e muitas outras formas de distúrbios da mente e de comportamento. Ela consiste em reconhecer modelos de pensar e de reagir que são destrutíveis e nocivos, substituindo-os por modelos mais realísticos e eficazes. Os terapeutas que adotam essa linha de tratamento acreditam que a depressão tipicamente clínica é associada (embora não seja necessariamente a causa) a pensamentos negativos e irracionais. A prática da terapia cognitiva é frequentemente combinada com medicamentos estabilizadores do humor no tratamento de distúrbios bipolares. Sua aplicação nos casos de esquizofrenia, juntamente com os medicamentos adequados e a terapia familiar é reconhecido por associações importantes como a NICE (National Institute for Health and Clinical Excellence).